segunda-feira, 15 de março de 2010

21 DE MARÇO - DESCOBERTA DO ALENTEJO


PASSEIO À VILA ALENTEJANA DO OUTRO LADO DO RIO TEJO - BELVER

Évora - Pavia - Montargil - Ponte de Sôr - Gavião - Belver - Gavião - Portalegre - Estremoz - Évora

Encontro - 9 horas na Galp das Portas do Raimundo

Almoço em Gavião - 12 roditas

Confirmação de reserva até 5ª Feira (18-03-2010) pelo telefone 964647370

Saímos de Évora na direcção de Mora passando por Arraiolos e Pavia. Em Mora seguimos para Montargil e daí para Ponte de Sôr, apreciando a bela paisagem da albufeira da Barragem de Montargil.
Em Ponte de Sôr os principais atractivos são os espaços de lazer, dos quais se destaca a magnífica Zona Ribeirinha. Nos arredores, no caminho para Tramaga ainda existe um moinho em funcionamento. Encontra-se depois de uma vacaria, estacionamos na berma e passamos por trás da vacaria até ao curso de água, aí encontramos, perto do açude, o “Moinho de Água da Pontinha”. Isso se aguentarmos o forte cheiro da vacaria.
Saímos de Ponte de Sôr pela EN 244 em direcção de Gavião e na rotunda seguimos a indicação de Belver, passando pela ponte sobre o Rio Tejo.
Em Belver subimos a escadaria até ao Castelo, subimos à Torre de Menagem e associamos o prazer de um panorama incrível à visita de um pequeno núcleo de arqueologia. Dentro das muralhas há a Capela de S. Brás. Passeamos pela vila e fomos até ao Miradouro onde há um cruzeiro e um belo panorama do Rio Tejo.
Depois de descansarmos da subida e descida ao castelo que vale a pena, fazemos um desvio até há Barragem de Belver onde cumprimentamos o Ribatejo na Praia Fluvial de Ortiga.
Atravessamos para a outra margem sobre o paredão da barragem e continuamos pela estrada que segue à beira-rio e percorremos os vales das Ribeiras da Lampreia e da Represa e sobe para Gavião. Quando encontrarmos a sinalização para a Praia fluvial de Ala mal (que se vê do castelo de Belver), a aproximação ao rio é lindíssima.
Voltamos para Évora por Portalegre.

Sem comentários: